Uma modalidade pouco conhecida de pacotes de viagens tem se destacado às vésperas da Copa do Mundo. Trata-se do turismo de futebol, um segmento que tem levado um número expressivo de torcedores para conhecer clubes de futebol, estádios, museus e bares temáticos vinculados ao esporte. O negócio surgiu por meio da parceria entre empresas de turismo e agremiações esportivas e já está disponível em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
omega replicaNa capital paulista, por exemplo, a SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade oferece roteiros temáticos que podem ser consultados por um guia virtual. Pela internet é possível consultar mapas, centros de informações ao turistas, agências que realizam passeios pela capital paulista e atrativos ligados ao futebol. Como parte do roteiro estão os estádios do Pacaembu e do Morumbi, os museus do Futebol e da Federação Paulista, o obelisco da fundação do Corinthians, o Parque São Jorge, entre outros.
Já em Porto Alegre, a Secretaria de Turismo do município realiza visitas aos estádios da Arena do Grêmio e do Beira-Rio. A visita à Arena tem duração de pouco mais de uma hora e parada por setores como cabines de imprensa, vestiários, arquibancadas e camarotes. O passeio também permite ao visitante tirar fotos com o troféu da Libertadores. Estima-se que em pouco mais de três meses, mais de 11 mil pessoas já fizeram a visitação guiada, grande parte torcedores do clubes, mas também turistas de outros países como japoneses, argentinos, chilenos, italianos, franceses, alemães.
A agência Vou ver o Flu, por exemplo, foi criada em 2012 para ajudar os torcedores do clube a acompanhar às viagens do time na Libertadores da América daquele ano, em jogos fora do país. Hoje, além de acompanhar os torneios, a empresa também oferece visitas pelo clube e o estádio das Laranjeiras, que custam uma média de R$ 15 com visitação a sala de troféus, arquibancadas sociais e galerias de fotos.
A Futebol Tour é outra empresa especializada em levar torcedores para conhecer os estádios mais de perto. Em parceria com clubes como Fluminense, Flamengo, Santos, Portuguesa, Cruzeiro, Ponte Preta e Palmeiras, oferece, através do site, serviços como transporte, hospedagem e passeios, inclusive para assistir aos jogos com mando no estádio ou partidas fora de casa. Segundo informações da empresa, mais de 5 mil torcedores já utilizaram os serviços, e os pacotes mais procurados são para jogos “fora de casa” e os pacotes exclusivos em voos fretados com a delegação do time.
Clique aqui e ouça declaração do secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, sobre benefícios da modalidade.
Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br
PUBLICADA EM: 31/03/2014 16:51:21 | VOLTAR PARA Notícias | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140325_2.html